PEDAGOGIA
WALDORF
A Pedagogia
Waldorf foi idealizada em 1919 por Rudolf Steiner (1861-1925), filósofo
e cientista austríaco. Em sua obra, publicada pela Editora Antroposófica,
ele fundamenta a educação nos processos orgânico-psíquico-espirituais
que caracterizam as fases da evolução da criança.
A aprendizagem dá-se
paulatinamente, respeitando-se rigorosamente as faixas etárias.
O processo tem início no conhecimento e amadurecimento corporal,
ampliando-se para o domínio do ambiente espacial e representando-se
nas capacidades de leitura, escrita e matemática. Cultiva-se, ao
longo de todos os anos escolares :
O fazer integrado
e consciente das várias atividades manuais, do artesanato e do
cultivo dos trabalhos primordiais do Ser Humano.
O sentir através da produção e apreciação
das artes plásticas, musicais e cênicas.
O pensar, cultivado desde a imaginação dos contos de fadas
até o rigoroso processo abstrato-científico próprio
do ensino médio.
Atualmente, existem
mais de 700 escolas Waldorf nos 5 continentes, sendo 17 no Brasil (entre
jardins de infância e escolas de ensino fundamental e médio).
Mais informações
em:
http://www.sab.org.br/pedag-wal/pedag.htm
http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br
http://www.micael.com.br/fr_antroposofia.htm
|