PEDAGOGIA WALDORF

A Pedagogia Waldorf foi idealizada em 1919 por Rudolf Steiner (1861-1925), filósofo e cientista austríaco. Em sua obra, publicada pela Editora Antroposófica, ele fundamenta a educação nos processos orgânico-psíquico-espirituais que caracterizam as fases da evolução da criança.

A aprendizagem dá-se paulatinamente, respeitando-se rigorosamente as faixas etárias. O processo tem início no conhecimento e amadurecimento corporal, ampliando-se para o domínio do ambiente espacial e representando-se nas capacidades de leitura, escrita e matemática. Cultiva-se, ao longo de todos os anos escolares :

  • O fazer integrado e consciente das várias atividades manuais, do artesanato e do cultivo dos trabalhos primordiais do Ser Humano.

  • O sentir através da produção e apreciação das artes plásticas, musicais e cênicas.

  • O pensar, cultivado desde a imaginação dos contos de fadas até o rigoroso processo abstrato-científico próprio do ensino médio.

    Atualmente, existem mais de 700 escolas Waldorf nos 5 continentes, sendo 17 no Brasil (entre jardins de infância e escolas de ensino fundamental e médio).

    Mais informações em:

    http://www.sab.org.br/pedag-wal/pedag.htm
    http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br
    http://www.micael.com.br/fr_antroposofia.htm

  • by Multisites .::Copyright Recursos Especiais. Todos os direitos reservados::.