.


ARTIGOS

  • Sobre o Exercício de Pintura Viridian/Magenta [Leia Mais]

  • Sobre a Avaliação da Pessoa/Casa/Árvore (PHT) [Leia Mais]

  • Sobre Processamento Auditivo [Leia Mais]


  • Relato sobre o Trabalho Pedagógico no Brasil [Leia Mais]

  • Depoimento no XI Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Waldorf

    Fiz minha Formação em Extra Lesson na Turma que se formou em 2010. Na época atuava como professora do Jardim de Infância da Escola Waldorf Novalis em Piracicaba, eu era Jardineira como costumamos chamar dentro das Escolas Waldorf. [Leia Mais]

  • Sobre o Olfato e Qualidades Morais [Leia]

  • Sobre a Respiração Oral [Leia]

  • Extra Lesson - Artigo tradução [Leia]

  • Dificuldades de Matemática

    Agora vamos considerar as verdades e os fatos da matemática, as verdades e os fatos da geometria. Um observador superficial poderia dizer: Oh sim, claro o homem recebe a matemática de sua cabeça, ou de algum lugar ou outro (idéias sobre o assunto não são muito precisas). Mas não é assim. A Matemática deriva de uma esfera totalmente diferente. [Leia Mais]

  • Extra Lesson e Quirofonética

    Podemos fazer muito pelas crianças com o trabalho do Extra Lesson, desde que tenhamos uma compreensão profunda e completa dele. Primeiro precisamos entender que este método é baseado no pilar Pedagógico da Antroposofia. Isso significa que trabalhamos a partir do conhecimento da Lei Pedagógica, e que então o professor deve ser o melhor dos modelos para a criança imitar. [Leia Mais]

  • Dificuldades de Aprendizagem - Ponto de Vista do Extra Lesson

    Os exercícios do Método Extra Lesson (1) foram criados pela professora Waldorf D Audrey McAllen, da Inglaterra, em meados do século XX. Naquela época o texto básico de leitura do Seminário de Formação de Professores era a série de palestras de Rudolf Steiner - GA 115, de 23 a 27 de outubro de 1909, proferidas em Berlim, ainda não traduzidas para o Português. Elas estão publicadas em Inglês com o título de "Antroposofia, Psicosofia, Pneumatosofia" (2). Elas se referem ao desenvolvimento dos sentidos no Ser Humano e às direções das correntes de formação dos vários corpos. [Leia Mais]

  • Para adquirir habilidades matemáticas

    Seguem experiências trocadas no grupo internacional de Internet, que podem ser muito valiosas. [Leia Mais]

  • Conversa entre Joep Eikenboom e Ingun Schneider no grupo internacional de Extra Lesson

    Fiz a seguinte pergunta para Joep Eikenboom e tanto ele como Ingun responderam. ”Nós que trabalhamos com Extra Lesson vemos muitos exercícios para escolher quando se planeja uma aula de uma hora. Existem exercícios primordiais que devam ser incluídos em cada lição para todos os alunos? [Leia Mais]

  • Relato da Conferência Internacional de Extra Lesson na Austrália

    Acabo de chegar da Conferência 2009 de Extra Lesson em Sydney, Austrália de 13 a 17 de Julho. Vou tentar fazer um resumo do que ocorreu por lá. Foram 12 palestras apresentadas para todos os 100 participantes e depois alguns workshops de 2 dias pela manhã a escolher dentre os temas: Dificuldades de Processamento Auditivo, As Várias Necessidades das Crianças de Hoje (Asperger, Dispraxia, Dislexia, TDAH, etc.) O Sistema Vestibular, Como Iniciar e Manter uma Clínica de Extra Lesson, Euritmia, Os Doze Sentidos ou Como Individualizar Atividades de Movimento em Grupo. [Leia Mais]

  • Carta Tina Del Rey

    Aqui na Bahia só agora conseguir iniciar um trabalho com Extra Lesson, estou envolvida com atividades no Projeto Salva Dor, com o Núcleo da Aliança pela Infância e na Organização CBA (Crianças da Bahia) promovendo oficinas para mobilizadores "Agentes do Brincar" onde criamos espaços para vivências, estudo e partilhas... [Leia Mais]

  • Carta Elyse - 2009

    Espero que tudo esta bem com voces e que seus esforços com o trabalho de Extra Lesson esta sendo recompensado. Eu completei meu primeiro ano na escola Waldorf School of San Diego como Educational Support Teacher trabalhando com extra lesson e montando o programa de apoio na escola. Foi muito bom. O grupo de professores e a comunidade apoiaram muito e a quantidade de trabalho as vezes foi maior de que uma pessoa poderia dar conta. Acabei de voltar... [Leia Mais]

  • Atendimento de Crianças em Grupo

    Em 2007, de Fevereiro a Junho, tivemos a oportunidade de trabalhar com um grupo de crianças matriculadas no programa de atendimento a jovens da “Associação Comunitária Monte Azul”, uma instituição que atende famílias carentes em São Paulo. [Leia Mais]

  • Comentários sobre o capítulo "Rudolf Steiner 1861-1925"
    do Livro "50 Grandes Educadores - De Confúcio a Dewey"


    O entusiasta da Pedagogia Waldorf, Anderson Paulino, diretor de escola pública na cidade do Rio de Janeiro, chamou-me a atenção em abril de 2008 para o capítulo "Rudolf Steiner 1861-1925" do livro de Joy A. Palmer 50 Grandes Educadores – de Confúcio a Dewey, trad. M. Pinsky, São Paulo: Ed. Contexto, 2005 (pp. 229-235). O original é Fifty Major Thinkers on Education – from Confucius to Dewey, Oxford: Routledge 2003. [Leia Mais]

  • Atendimento das crianças portadoras de TDA/H pelo método "Extra Lesson"

    O método ‘Extra-Lesson’, também denominado ‘Recursos Especiais na Pedagogia Waldorf’, é baseado na visão de desenvolvimento humano dada pela Antroposofia. Elaborado pela professora inglesa Audrey McAllen a partir do conceito de que as dificuldades de aprendizado estão relacionadas com atrasos ou interrupções no desenvolvimento durante os primeiros 7 anos de vida. [Leia Mais]

  • Harmonia para os movimentos

    Prática da pedagogia Waldorf, o chamado Extra Lesson começa a ser usado em escolas da rede pública para ajudar a reduzir as dificuldades de aprendizagem. [Leia Mais]

  • Escola Municipal Pedro Nava

    Projeto - Recursos Especiais em Psicopedagogia Ampliada pela Antroposofia - Extra Lesson. Uma proposta de intervenção nas dificuldades de aprendizagem e em parceria com a Medicina Antroposófica. [Leia Mais]

  • Avaliação do Desenvolvimento Infantil - Método Extra Lesson

    O progresso na escola como preparação para a vida depende de certas capacidades e habilidades. Quando as fases do desenvolvimento ocorrem de maneira saudável, os fundamentos para o aprendizado podem desenrolar-se sem distúrbios. [Leia Mais]

  • by Multisites .::Copyright Recursos Especiais. Todos os direitos reservados::.